APRESENTAÇÃO EM CAMPINA GRANDE

O projeto DRAGSTARS rendeu mais uma contribuição para a área acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escrito e apresentado por Jo Fagner, o artigo intitulado "Do make-up ao 'bate-cabelo': os códigos performativos do corpo da drag queen" foi apresentado durante o V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades e I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, realizados nos dias 3 a 5 de junho na Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande (PB).

O texto fala sobre os atos gestuais e estéticos do corpo da drag queen enquanto códigos de uma performance de gênero. Através de uma abordagem interdisciplinar entre antropologia, sociologia, linguística e mídia, o artigo expôs os detalhes da performance da drag queen, constituindo um documento a ser lido pelos espectadores de suas aparições em shows e eventos. Ao final da apresentação foram mostrados trechos do vídeo-documentário, além de discussões para novos focos da pesquisa.

Esse é um exemplo de como a pesquisa tem foco científico e conquista a cada dia mais críticas que ajudam a construir um trabalho completo dentro das diversas áreas do conhecimento acadêmico.