DESTAQUES

CURTACOM

DRAGSTARS conquistou mais um prêmio. Dessa vez, o de melhor vídeo-documentário no CURTACOM Natal, um Festival Universitário de Curtas realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no auditório da FIERN. Ao concorrer com mais outros documentários de vários lugares do país, o documentário ganhou o primeiro lugar na categoria.

EXPOCOM BRASIL 2009


O documentário DRAGSTARS venceu, no último dia 7, a mostra competitiva EXPOCOM, organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, a Intercom. O vídeo concorreu na categoria Cinema e Audiovisual, modalidade Filme de Não-Ficção e conquistou o primeiro lugar no concurso.

Os concorrentes do documentário foram os vídeos A vida com efeito, da Universidade Metodista (SP), e Juventude Acumulada, da Unisc (RS). Ambas as produções foram realizadas por alunos de Cinema e demonstraram uma excelente qualidade.

A premiação aconteceu no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, e rendeu ao realizador Jo Fagner o prêmio de Melhor Documentário Universitário de 2009. A produção foi realizada em 2008, sob a orientação da Profª Drª Maria Ângela Pavan, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DRAGSTARS NA II REA

O documentário Dragstars foi exibido na mostra de vídeos da II Reunião Equatorial de Antropologia, que aconteceu em Natal de 19 a 22 de agosto de 2009. O vídeo foi selecionado para exibição junto a outros produtos audiovisuais vindos de todas as regiões do Brasil. A apresentação ocorreu na manhã do dia 20 e obteve bastante sucesso de crítica.

DRAGSTARS NA TVU

O programa Olhar Independente apresentou, nos dias 20 e 23 de junho, o documentário Dragstars em rede aberta. A TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exibiu duas vezes o vídeo, sendo a primeira no sábado à tarde e a segunda vez na terça-feira à noite. Na mesma ocasião o realizador Jo Fagner foi entrevistado e contou detalhes dos bastidores e da produção do produto.

Os internautas de todo o Brasil puderam acompanhar a veiculação em tempo real através do site da emissora. A exibição do documentário contou com a divulgação do Portal Mix Brasil, da UOL.

CAMPINA GRANDE ASSISTE DRAGSTARS

O documentário Dragstars foi apresentado em Campina Grande durante o V Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidade. O diretor Jo Fagner, que participou do mesmo evento onde acontecia o I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, apresentou o artigo científico "Do make-up ao bate cabelo: os códigos performativos do corpoda drag queen".

Na ocasião da apresentação aos congressistas, o documentário foi apresentado, rendendo críticas positivas. O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho de 2009.

DRAGSTARS VENCE EXPOCOM NORDESTE


No último Expocom Nordeste, realizado em Teresina (PI) entre os dias 14 e 16 de maio, o vídeo-documentário DRAGSTARS recebeu o seu primeiro prêmio. Inscrito na categoria Cinema e Audiovisual, modalidade documentário, o vídeo venceu a competição e ganhou a oportunidade de representar o Nordeste na Expocom Nacional, a ser realizada em setembro na cidade de Curitiba (PR).

A Expocom é a Mostra Digital e Seminário da Pesquisa Experimental em Comunicação, destinado aos autores de trabalhos previamente selecionados pelos Cursos de Comunicação de cada região do país. Participam desse evento estudantes das habilitações de Comunicação Social: Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Cinema.

Agora é só aguardar o resultado da Expocom Nacional.